Símbolos Municipais
Conheça aqui os símbolos representativos de nosso município
Publicado em 09/08/2019 17:09 - Atualizado em 09/10/2023 19:08
Os símbolos formam a marca visual dos diversos órgãos governamentais: municípios, estados e nação. Para representar e valorizar nossos valores de civismo e amor à cidade usamos os símbolos. Em Itatiaia temos o Brasão, a Bandeira do Município e o Hino de “Exaltação à Cidade de Itatiaia”.
A Comissão
Através de Projeto de Lei de autoria do primeiro presidente da Câmara de Itatiaia, vereador Jair Alexandre Gonçalves, foi realizado um concurso para criar o Brasão, a Bandeira e o Hino do Município.
O Brasão do Município de Itatiaia
Conheça o emblema que está presente em todos os papéis e documentos da Câmara Municipal de Itatiaia:
Em todos os documentos, papéis timbrados, convites, pastas e envelopes da Câmara Municipal de Itatiaia aparecem o brasão de armas do Município de Itatiaia, que também aparece ilustrando a primeira página deste informativo.
O Brasão de armas do município foi criado pela Lei Municipal número 08, e 14 de setembro de 1989, e sancionada pelo prefeito da época, Luiz Carlos de Aquino, de acordo com o artigo 13, parágrafo 2°, da Constituição Federal e o artigo 153, parágrafo 3°, da Constituição Estadual.
De acordo com o dicionário Aurélio, o brasão é um “conjunto de peças, figuras e ornatos dispostos no campo do escudo ou fora dele, e que representam as armas de uma cidade”.
“O texto da Lei que define o brasão de Itatiaia diz que o desenho é em “retângulo de doze por dez módulos”, emoldurado com ramos floridos de ipê, que é a árvore símbolo da nacional brasileira, e uma madeira de lei abundante no Parque Nacional do Itatiaia, a primeira reserva ecológica do Brasil.
No interior do escudo, parte superior, existe a harpia, uma águia encontrada no Maciço de Itatiaia, e que foi desenhada na mesma posição da águia existente no brasão de armas do Estado do Rio de Janeiro.
No brasão de Itatiaia essa harpia simboliza a inteligência e a argúcia do itatiaiense, estando o desenho da ave pousada sobre o Maciço de Itatiaia, contornado por pedras pontiagudas, que deu origem ao nome Itatiaia, tal como era chamado pelos índios da região. Na linguagem tupi-guarani, ita-ti-ãi, significa “pedra cheia de pontas”.
O maciço no brasão está colorido de verde para simbolizar a primeira reserva ecológica do Brasil, que é o Parque Nacional do Itatiaia.
Na parte inferior interna existe uma torre, que é o símbolo do município; e a chaminé, a engrenagem. O edifício comercial e os raios, que representam, respectivamente, as fábricas, as indústrias, o comércio e a energia elétrica que emergem do município.
Abaixo do escudo existe uma faixa branca com o nome do Município e a data de sua instalação, escritos em letras e números verdes, tal como a frase “Ordem e Progresso” da bandeira do Brasil.
O brasão de armas de Itatiaia foi criado pelo coronel Geraldo Levasser França.
Lei nº 08, 14 de setembro de 1989
Institui o Estandarte e o Brasão de Armas do Município de Itatiaia.
Art. 1º - De acordo como artigo 13, parágrafo 2º da Constituição Federal e artigo 153, parágrafo 3º da Constituição Estadual, ficam instituídos o Estandarte e o Brasão de Armas do Município de Itatiaia, na forma da presente Lei:
- Estandarte
- Pano retangular nas dimensões de 14 (catorze) por 20 (vinte) módulos, a mesma razão da Bandeira do Brasil.
- Fundo VERDE – representando as suas matas, que são a primeira Reserva Ecológica, criada por lei federal.
- Em diagonal – faixa BRANCA de 3 (três) módulos de largura, ladeada por faixas de ½ (meio) módulo de largura nas cores AMARELA E AZUL.
- A faixa BRANCA, na maior dimensão (diagonal), simboliza a grandeza do espírito pacífico e hospitaleiro do povo de Itatiaia, sempre pronto a receber os visitantes e turistas, atraídos pelo encanto da paz que se desfruta nestas terras.
- As faixas AMARELAS e AZUIS representam, respectivamente, as riquezas e a beleza do céu refletido em suas águas cristalinas, tal como no Lago Azul.
- As cores VERDE, AMARELO, AZUL e BRANCO do Estandarte de Itatiaia, formam a mesma policromia da Bandeira Brasileira.
- Brasão central, conforme especificação a seguir:
- Brasão de Armas
- Desenho em retângulo de 12 (doze) por 10 (dez) módulos.
- Torre: símbolo de município.
- Emoldurado com ramos floridos de IPÊ – árvore símbolo da Nacionalidade – madeira de lei abundante na Reserva Ecológica de Itatiaia.
- Interior do escudo:
- Parte superior: Harpia, águia encontrada no Maciço de Itatiaia, desenhada na mesma posição da águia existente no Brasão de Armas do Estado do Rio de Janeiro. Simboliza a inteligência e a argúcia de sua gente. A águia está pousada sobre o Maciço de Itatiaia, contornado por pedras pontiagudas, o que deu origem ao nome Itatiaia, tal como era chamado pelos silvícolas da região. O maciço colorido de verde é para simbolizar a primeira reserva ecológica do Brasil.
- Parte Inferior: A chaminé, a engrenagem, o edifício comercial, os raios representam, respectivamente, as fábricas, as indústrias, o comércio e a energia elétrica que emergem do Município.
- Abaixo do escudo, uma faixa BRANCA com o nome do município e a data de sua INSTALAÇÃO, escritos em letras e números verdes, tal como a frase ORDEM E PROGRESSO da BANDEIRA DO BRASIL.
Art. 2º - O uso do Estandarte e do Brasão de Armas será feito de acordo com a legislação vigente.
Art. 3º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Hino de Exaltação
HINO DE ITATIAIA
Letra e Música: Edmar Barbosa da Silva
Itatiaia, seus gritos sagrados
Espalham amor por toda parte
No ar, no ar, não há
Um grito bravo forte quanto o seu
Somos gigantes
De nossa história
De braços fortes, hostis e guerreiros
Nas lutas somos vibrantes
E confiantes na certeza da vitória
Oh! Itatiaia, pedra de ponta
Que outrora aponta
A beleza natural
Como seu cartão postal
Nas matas
Por onde passam
Nossos rios, lagos e cascatas
Retratam na memória
Lugares que entraram para a história
Penedo, Maromba e Maringá
Esplêndido amor varonil
Espelham as riquezas do Brasil
Itatiaia, seus gritos sagrados
Espalham amor por toda a parte
No ar, no ar, no ar
Uma bandeira linda a bailar no ar
por Comunicação Portal Fácil