Bem vindo, Sábado, 23 de Setembro de 2017
Visitas desde 2013: 127055
Notícia - Educação
26/08/2014 às 23h03min - Atualizada em 26/08/2014 às 23h03min
De Paula solicita a construção de uma creche no Jardim Itatiaia e mais uma em Penedo
A falta de creches compromete o futuro das crianças

Na creche os pais deixam suas crianças e podem trabalhar com tranqüilidade

Oferecer maior conforto e segurança as comunidades de Itatiaia, é o principal objetivo das Indicações, do vereador Carlos Cesar de Paula, o De Paula, que prevê a construção de uma creche no Jardim Itatiaia e mais uma creche em Penedo, no entendimento do De Paula trata-se de beneficio de fundamental importância visto que existem várias famílias que necessitam de uma creche para que os pais deixem suas crianças e possam trabalhar com mais tranqüilidade, sabendo que seus filhos estão em local seguro e com conforto que toda criança merece.

De Paula salienta que essas comunidades cobram bastante a falta de creches, pois a maioria dos moradores trabalha no Turismo que é a grande fonte de renda local e necessitam de creches, especialmente no final de semana, quando mais precisam trabalhar e não podem pagar a alguém para deixar os filhos: “Vale lembrar que a creche é um direito assegurado na Constituição. Não tenho dúvidas de que a deficiência do ensino, na vida da criança, começa com a falta de creche. Esse é um desafio que o Poder Público precisa enfrentar rapidamente e disponibilizar o benefício para todas as crianças de zero a cinco anos”, defende o parlamentar.

Educadores garantem que as crianças vindas de creches têm mais autonomia, são mais sociáveis e desenvolvem o aprendizado mais rápido. Por outro lado, as crianças que não freqüentaram creches têm dificuldade para se adaptar ao ambiente escolar e são mais lentas no aprendizado. Logo o ensino fundamental será mais eficiente se todas as crianças vierem com aprendizados acumulados nas creches.

De um modo geral a creche prepara a criança para a vida coletiva e desenvolve o gosto pelo aprendizado, que é um direito previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente. E a falta de creche produz um outro problema social: o desemprego. Uma das partes do casal é obrigada a ficar em casa para cuidar dos filhos.

A oferta adequada de creche é uma excelente política pública educacional de inclusão social. Primeiro porque transfere renda para a família. Mas há um impacto positivo maior na família, pois permite que os pais trabalhem sem que deixem os filhos em situação de vulnerabilidade aos cuidados de terceiros.

A educação vem do berço. Por isso, já passou da hora de colocar o sistema de creches no mesmo patamar de importância do ensino fundamental. O investimento em creches impacta positivamente a vida das crianças e de suas famílias além de facilitar a vida dos pais em seu trabalho e afazeres.

As crianças iniciam seu relacionamento coletivo infantil na creche, por meio de atividades pedagógicas elas se desenvolvem rapidamente e chegam ao ensino fundamental praticamente alfabetizadas. Fora da creche, as crianças perdem um tempo precioso da vida educacional.

O vereador De Paula, diz que também quer abordar a falta de vagas: “São muitas crianças cadastradas no município, que estão fora das creches. Acredita-se que existam muitas crianças não cadastradas, seja por desinformação da família, ou porque, diante da falta de vagas, os pais procurem outras soluções ou desistam de cadastrar os filhos”, finaliza.

Fonte: Legenda e fotos: Marlene Modesto - Assessoria de Comunicação Social