Bem vindo, Domingo, 24 de Setembro de 2017
13/07/2017 às 17h23min - Atualizada em 13/07/2017 às 17h23min
Parque Nacional do Itatiaia recebeu homenagens da Câmara Municipal de Itatiaia

Primeira reserva do país completa 80 anos

Conhecido nacionalmente pelas belezas naturais, o Parque Nacional do Itatiaia recebeu várias homenagens e estará comemorando até o final do ano seus 80 anos. Na Sessão Ordinária do dia 27/6, as 18h, a Câmara Municipal de Itatiaia, através da Mesa Diretora composta pelo presidente Vander Leite Gomes, seu vice Silvano Rodrigues da Silva, primeiro Secretário João Márcio Albino Silva, segundo Secretário Jair Balbino da Silva e dos demais vereadores, outorgou uma Moção de Congratulações para a instituição pelos relevantes serviços prestados à causa pública e no intuito de valorizar o patrimônio nos 80 anos de fundação da primeira unidade de conservação da fauna e flora no país.

O diretor do Parque Nacional do Itatiaia, Gustavo Tomzhinski, recebeu a homenagem representando a entidade que vem sendo referência nacional e internacional para observadores de pássaros e borboletas. Enriquecendo de forma significativa a sociedade sobre a importância da preservação do meio ambiente, visando à própria preservação do ser humano.

Parque Nacional do Itatiaia (PNI), localizado na Serra da Mantiqueira — entre os estados Minas Gerais, Rio de Janeiro, e próximo à divisa com São Paulo — a reserva foi a primeira a ser criada no país, em 14 de junho de 1937, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o local. Os limites alcançam os municípios de Itatiaia (RJ), Resende (RJ), Itamonte (MG) e Bocaina de Minas (MG)

O parque foi inaugurado abrangendo uma área de aproximadamente 12 mil hectares, mas, foi ampliado para 28 mil hectares em setembro de 1982 — o tamanho corresponde a aproximadamente 30 mil campos de futebol. Ele é caracterizado por montanhas e rochas, sendo o Pico das Agulhas Negras o ponto mais alto.
Com altitude de 2.791,5m, o Pico das Agulhas Negras é o quinto ponto mais elevado do Brasil e o maior do Estado do Rio de Janeiro. As "Agulhas Negras" são ranhuras talhadas pela ação da água da chuva, carregada de gás carbônico, por milhares de anos.

A Casa de Cultura de Itatiaia recebeu na noite do dia 28 de junho, uma exposição de fotografias sobre os 80 anos do Parque Nacional do Itatiaia. Além da mostra, que revela a fauna do Parque, teve também palestras e apresentação do Coral da 3ª Idade de Itatiaia. A proposta de levar a exposição do Parque à Casa de Cultura foi do presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, Silvano Rodrigues, o Vaninho (PRB).

O horário de funcionamento na Parte Baixa do Parque Nacional do Itatiaia é de 8h às 17h. Nas cachoeiras do Complexo do Maromba é até as 16h, mas em caso de chuva, elas poderão ser interditadas para segurança do público. Também é possível se hospedar na Parte Baixa. Já na parte alta, o horário é de 7h às 14h para o ingresso e até as 17h para permanência.

Fonte: Release: Assessoria de Comunicação Social da Câmara Municipal de Itatiaia - Fotos - Marlene Modesto