Bem vindo, Sábado, 23 de Setembro de 2017
Visitas desde 2013: 127055
Notícia - Utilidade Pública
01/05/2017 às 17h19min - Atualizada em 01/05/2017 às 17h19min
Coalizão Itatiaia reúne cinco vereadores e diversos representantes de vários segmentos da sociedade itatiaiense

Vereadores se interessam e comparecem a reunião da CADCA Itatiaia

Na última quarta-feira, aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Itatiaia, uma reunião da Associação Pró-Coalizões Comunitárias Antidrogas de Itatiaia (CADCA), presidida pela presidente da Coalizão Itatiaia, Adriana Carvalho, e contou coma a participação da presidente Nacional da Coalizão, Eliane Marcondes, Lafayete Marcondes, diretor de Relações da Coalizão Brasil, os vereadores Leonardo de Seixas Carvalho, Andréa de Carvalho Jardim, a Andréa do Dilino, Alexandre dos Santos Campos, o Tim Campos, José Adelson Rodrigues Oliveira, o Toroca e o vereador João Márcio Albino Silva, o João Márcio, além do Secretário de Ordem Pública, Carlos Cesar de Paula e Secretária de Assistência Social, Raquel Rocha e ainda diversos representantes de vários segmentos da sociedade itatiaiense.

Eliane Marcondes disse estar muito emocionada porque os treinamentos em Itatiaia se iniciaram há quatro anos atrás e agora, estavam na Câmara, na Casa de Leis do município: “Reuniram-se aproximadamente 48 pessoas representantes de diversos setores da comunidade, entre governo, organizações não governamentais, escolas, moradores e a coordenação da Coalizão Itatiaia. Esse é um passo para mobilização para integrar a capacidade de todos, Itatiaia assim como todas as cidades do Brasil, as do Rio de Janeiro está tentando fazer o melhor neste sentido do assunto prevenção, quero destacar que Itatiaia é a cidade piloto no Rio de Janeiro, mais que motivados por Itatiaia, Porto Real já tem uma Coalizão comunitária e agora a próxima cidade, a grande cidade de Resende onde também estaremos reunidos levando exemplos de Porto Real e Itatiaia para Resende que também quer se organizar em Coalizão. Eu só tenho que elogiar, deixei as tarefas de casa para Coalizão Itatiaia, mas senti nas vozes dos participantes que todos querem cooperar, trazer a sua capacidade para que esta Coalizão fique realmente fortalecida para atingir seu objetivo que é reduzir os índices do uso de substâncias psicoativas por crianças e adolescente em Itatiaia e assim Itatiaia ser uma comunidade mais segura e mais saudável pensando na vida dos adolescentes, das crianças e das famílias. Parabéns a Itatiaia e a Coalizão Itatiaia”, concluiu a presidente da Coalizão Nacional.

A presidente da Coalizão Itatiaia, Adriana Carvalho ressaltou: “Achei muito importante esta reunião, tivemos várias pessoas novas que estão aderindo ao movimento, é um momento que teremos que dar um pontapé inicial, retornar com o nosso trabalho que começamos em 2012. Fizemos a pesquisa, constatamos que o álcool é a droga que mais atinge os nossos jovens e agora a partir do dia 12 de abril, às 18 horas, na Câmara de Itatiaia, vamos organizar uma nova reunião para poder organizar o planejamento estratégico, para cairmos em campo e transformar nossa Itatiaia em uma cidade saudável e livre das drogas”, advertiu Adriana.

O Vereador Leonardo elogiou a participação de todos os representantes: “Achei ótimo o que foi discutido aqui mostrando o projeto da Coalizão que é a integração dos doze setores da comunidade, essa união é que tem que prevalecer, que tem que estar todos unidos na mesma causa. Senti que as pessoas ficaram motivadas a participar, todos gostaram, então, foi muito produtivo”, destacou o parlamentar.

A Vereadora Andréa também opinou: “Acho um projeto super interessante, de grande valia para o município onde a gente tira, ou melhor, nem deixa a droga chegar perto dos nossos jovens. É de excelente e bom tom o vereador Leonardo acatar este projeto e todos nós apoiamos”, disse Andréa do Dilino.

Já o vereador Tim Campos salientou que gostou muito da palestra: “Quero parabenizar o vereador Leonardo pela iniciativa em trazer a Coalizão e farei um trabalho junto para trazer mais jovens para ingressar nesse grupo que eu tenho certeza que vai ser de suma importância para nossa cidade”, adiantou o vereador Tim Campos.

Vereador Toroca parabenizou toda a organização da diretoria da implantação da Coalizão Itatiaia, diagnóstico e tabulação dos questionários aplicados apoiados pela Secretaria Municipal de Educação de Itatiaia, com o apoio de muitos presentes aqui: “Tenho certeza que será um trabalho que realmente vai colher resultados e podem contar comigo também para ajudar no que for preciso”, somou Toroca.

Para que esses jovens possam se sentir mais protegidos, mais olhados. Fico muito feliz em perceber que movimentos importantes de união de vários setores da sociedade, de uma cidade, em prol dessa questão tão séria, que acometem muitas famílias que trazem conseqüências para os espaços escolares, que é a questão do uso do alcoolismo e das drogas.

“De suma importância um projeto como este da Coalizão Itatiaia, com a Coalizão Pindamonhangaba. Temos um trabalho, no Vale do Ermitão, em Penedo, com criança que realmente não é só prevenir, também resgatar os jovens, ocupar, entender o que passa na cabeça desses jovens e o que vem acontecendo na nossa comunidade. Quero ter a oportunidade de levar este projeto Coalizão, essa reunião lá para dentro do GAVE, do grupo de amigos do qual eu faço parte e também levar para outros espaços como igrejas, outras ONGs que tiverem no município, associação de moradores, que isso é de grande importância, de grande valia a gente prevenir, porque quando o difícil é o primeiro gole, o difícil é o primeiro cigarro, depois que você fuma um cigarro, você bebe o primeiro gole, aí vira constante e acaba perdendo vidas por causa disso”, finalizou o vereador João Márcio.

Fonte: Release e Foto: Assessoria de Comunicação Social da Câmara Municipal de Itatiaia - Marlene Modesto