Bem vindo, Sábado, 23 de Setembro de 2017
Visitas desde 2013: 127055
Vereadores
Serviços
Imprensa
Notícia - Prefeitura
21/02/2017 às 10h58min - Atualizada em 21/02/2017 às 10h58min
508 Views
Vereador Cristian solicita diversas indicações para proporcionar o bem estar do servidor público e das comunidades de Itatiaia

Beneficiar a saúde do servidor e da comunidade é o grande objetivo do vereador Cristian

 

Visando viabilizar em caráter de urgência a instalação e operacionalização de atendimento Básico de Saúde Bucal – Consultório Odontológico para os servidores da Prefeitura Municipal de Itatiaia, ofertando os seguintes procedimentos/serviços: restauração, limpeza, exames clínicos para diagnóstico das lesões de cárie, lesões na mucosa e tecidos moles, detecção de câncer bucal, doenças da gengiva e aplicação tópica de flúor, o vereador Cristian de Carvalho Soares, o Cristian, apresentou a Indicação nº: 441 e justificou: “Considerando o cenário financeiro que atravessa os servidores, a necessidade de prevenção, promoção e recuperação da Saúde do Trabalhador/Servidor é muito grande. A carga horária de trabalho dificulta a procura dos serviços tradicionais de saúde/odontológica, além de, existir uma resistência em liberar o servidor para saídas e ausências, mesmo por motivos de saúde. A qualidade de vida inicia na saúde bucal e esta é uma reivindicação dos próprios servidores. Considerando a necessidade de ofertarmos a política pública: saúde do trabalhador/servidor, prevista na Constituição. Considerando ainda, a necessidade de resgatarmos a alta estima do servidor público Municipal e aumento da motivação em trabalhar”, advertiu Cristian.

Através da indicação nº: 442/2017, Cristian, pediu para estender o atendimento odontológico das 18 h às 22 h, de segunda a sexta feira, no Posto de Saúde de Penedo: “A procura intensa por procedimentos odontológicos a avaliação, a identificação das situações de maior gravidade e priorização nos atendimentos. Ainda facilitar a vida da população com um serviço de qualidade. Considerando finalmente naqueles pacientes - trabalhadores que tem dificuldade para agendar o atendimento em virtude do horário de trabalho”, lembrou o vereador.

Instalação e operacionalização de atendimento – Plantão Odontológico no Hospital Municipal Manoel Martins de Barros – de 19h às 7h, é uma reivindicação do vereador Cristian que teve aprovação em plenário por unanimidade, através da Indicação nº: 443: “Solicito estudos e viabilidade em caráter de urgência para a instalação e operacionalização de atendimento – Plantão Odontológico no Hospital Municipal Manoel Martins de Barros – de 19h às 7h todos os dias da semana: “Considerando a procura intensa por procedimentos odontológicos, com quadro de urgência e emergência. Que a dor de dente não tem dia e nem hora para acontecer e há uma grande procura pela população em geral nas diversas faixas etárias com quadro de dor aguda. Deverá ser realizada uma avaliação e identificação das situações de maior gravidade e priorização nos atendimentos. Hoje, se quiser aliviar uma dor de dente no meio da noite, a única solução é esperar até o dia seguinte ou procurar por um atendimento particular, pagando mais caro por isso, ou ainda se deslocar para outro Município. Importante facilitar a vida da população com um serviço de qualidade. Implantando o atendimento noturno, esses problemas acabam, teremos um cirurgião dentista a noite, trazendo alívio a problemas como esse, que não pode esperar”, defendeu o parlamentar.

Através da Indicação nº: 444/2017, Cristian solicitou a implantação e operacionalização de CRAS itinerante – Centro de Referencia da Assistência Social no Município, atendendo os bairros que ainda não tem cobertura dos CRAS existentes: “Objetivando atender as famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social residentes nos territórios de abrangência: “Para a implantação teríamos uma equipe de referencia, composta de três profissionais de nível superior, sendo dois Assistentes Sociais e um Psicólogo (a) e três profissionais de nível médio, auxiliar administrativo e dois agentes sócios culturais e uma Kombi para o transporte dos recursos materiais e socioeducativos. Existem recursos financeiros disponíveis do MDS – Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, para implantação.
A demanda reprimida de oferta de serviços de Proteção Social Básica em nosso Município, a saber: Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Serviços de Proteção Social Básica no domicilio para pessoas com deficiência e idosos: Fortalecer a função protetiva da família, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida. Prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situação de fragilidade social vivenciadas. Mover aquisições sociais e materiais às famílias, potencializando o protagonismo e a autonomia das famílias e comunidades. Promover acessos a benefícios, programas e transferências de renda e serviços socioassistenciais, contribuindo para a inserção das famílias na rede de proteção social de assistência social. Promover acesso aos demais serviços setoriais, contribuindo para o usufruto de direitos. E ainda, apoiar famílias que possuem, dentre seus membros, indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares”, justificou.

Uma reivindicação antiga do Servidores Públicos é a realizada pelo vereador Cristian através da indicação nº: 445/2017: “Implantação e operacionalização do Restaurante do Servidor Público Municipal, objetivando ofertar refeições nutricionalmente balanceadas e seguras aos servidores: “Considerando as normas e recomendações da Secretaria de Estado de Saúde, Secretaria de Administração e Vigilância Sanitária. Todas as normas do INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, nas instalações: elétrica, gás e climatização. O Projeto do espaço dentro das normas de acessibilidade e que seja localizado ao lado do Paço Municipal, com funcionamento de segundas a sextas-feiras, com café da manhã servido de 6 h as 8 h e almoço de 11 h às 14 h, controlada através da instalação de biometria digital para garantir segurança no local. Tendo o cardápio aprovado pela Secretaria Municipal de Administração", explicou o vereador, acrescentando ainda que: "Na maioria das vezes, esses trabalhadores/servidores residem em áreas distantes de seus locais de trabalho, e, desta forma o custo e o tempo necessário ao deslocamento os impedem de fazer a refeição em casa, tendo como solução o almoço por meio de marmitas. Considerando que essa situação tem transformado em uma violação diária de hábitos alimentares, comprometendo, a qualidade das refeições e aumentando os riscos de agravo a saúde. A instalação e operacionalização visam ofertar refeições nutricionalmente balanceadas e seguras aos servidores. Ainda a vontade política de promover o fortalecimento da cidadania por meio de oferta de refeições em ambiente limpo, confortável e em conformidade com as orientações dos órgãos de vigilância sanitária. Considerando o favorecimento da dignidade e a convivência entre os servidores o parlamentar solicitou estudos também para a promoção de ações de educação alimentar e nutricionais a Saúde do Trabalhador”, ressaltou Cristian.

Cristian também foi autor da indicação nº: 463/2017 que pede a implantação e operacionalização do Programa de Entrega de Medicamentos Domiciliar por Agentes de Saúde, objetivando a entrega domiciliar de medicamentos de uso contínuo “que já existe receita médica” para as pessoas portadoras de necessidades especiais ou idosas, com diabetes, hipertensão arterial e outros, pelos agentes de saúde: “Considerando a possibilidade de minimizar os problemas enfrentados pelas pessoas que se utilizam do Sistema Único de Saúde – SUS. Considerando que o Agente de Saúde atua na prevenção de doenças e na promoção da saúde de uma comunidade em conformidade com as diretrizes do SUS. É importante ter em nosso Município equipe de Agentes de Saúde eficazes e comprometidos. O objetivo é facilitar a vida das pessoas com dificuldade de locomoção e idosos e que temos muitas famílias, especialmente casais de idosos ou até idosos sozinhos que tem uma série de dificuldades de locomoção, não tem como sair de casa, são carentes. Às vezes a passagem de ônibus ou táxi sai mais caro que tudo. Ocorre que tem muita gente deixando de tomar esses remédios de uso contínuo por conta disso. Finalmente, é um projeto inovador em termos de atenção a pacientes crônicos, que dependem de medicação continuo”, encerrou o vereador Cristian.

 



Fonte: Release: Assessoria de Comunicação Social da Câmara Municipal de Itatiaia - Fotos - Marlene Modesto
Comentários

nenhum comentário cadastrado!

Deixe seu comentário:
(caracteres restantes: 500)
Cód. ( 2354C ):
04:31:34