08/02/2017 às 19h18min - Atualizada em 08/02/2017 às 19h18min
Vereador João Márcio solicita conclusão da quadra do Vale do Ermitão
Pede também construção de calçadas e a substituição da pavimentação asfáltica em ruas de Penedo

Vereador João Márcio solicita diversas melhorias para as ruas de Penedo

Na Sessão ordinária desta terça-feira (07/02), no Legislativo Itatiaiense, Através da Indicação Nº01/2017, o Primeiro Secretário, vereador João Márcio Albino Silva, o João Marcio, preocupado com a interrupção da obra da quadra coberta do bairro Vale do Ermitão, o parlamentar solicitou a conclusão da mesma: “Em junho de 2015 a Prefeitura Municipal de Itatiaia em parceria com o governo do Estado do Rio de Janeiro deu inicio uma obra onde se encontrava um campo de futebol no Vale do Ermitão, com dois meses de trabalho a empreiteira parou a obra e ela se encontra abandonada até os dias de hoje. O campo era a única área de lazer que existia na comunidade, e as atividades que eram exercidas nele foram interrompidas e projetos sociais como uma escolinha de futebol que acabou e as crianças acabaram ficando sem opção de lazer” adverte João Márcio.

O parlamentar também foi autor da Indicação: N° 09/2017 e N° 459/2017 que solicitam, respectivamente, a construção de calçadas e a substituição da pavimentação asfáltica por pavimentação intertravada no Centro, na avenida das Mangueiras, rua das Velas, Av. Brasil e rua Resende, todas em Penedo. Segundo o parlamentar, a questão das obras de acessibilidade em Penedo, sobretudo construção de calçadas, é de extrema importância, pois moradores e turistas que transitam pelo centro correm constantes riscos, caminhando pelas vias disputando espaço com os veículos, havendo, inclusive, histórico de acidentes: “Aos finais de semana, com o aumento do fluxo de pessoas e veículos, o problema se agrava. Além da questão da segurança, do ponto de vista estético a falta de calçamento constitui um sério problema urbanístico, transparecendo descaso e abandono. Penedo, na condição de pólo turístico, necessita imperativamente corrigir tal problema”, ressaltou João Marcio.

O vereador explicou também que como destino turístico, precisa considerar em seus planos urbanísticos aspectos como sustentabilidade, estética, economia, acessibilidade e redução de impactos: “O piso Intertravado de concreto é cada vez mais utilizado em vias públicas, e os motivos dessa popularização são o custo competitivo, a resistência, durabilidade e outros inúmeros benefícios em curto e em longo prazo. O assentamento é feito sem a necessidade de argamassa ou de mão de obra especializada. É possível remover os blocos para fazer reparos no subsolo sem a necessidade de quebra e das indesejadas obras", explicou.

João Márcio acrescentou ainda que: "As peças coloridas podem compor a sinalização horizontal demarcando pontos de travessia de pedestres, sem necessidade de pintar o chão. Por ser mais claro que o asfalto, possui uma grande capacidade de refletir a luz, ao invés de retê-la, melhorando consideravelmente a iluminação pública ao mesmo tempo em que reduz a temperatura (em destinos turísticos, como no caso de Penedo, esse último item contribui para o comércio e economia locais, já que aumenta o tempo de permanência das pessoas nas ruas, principalmente no verão). É excelente para a drenagem das águas das chuvas, já que espaço entre os blocos permite que a água da chuva escoe e corra naturalmente para os lençóis subterrâneos. Sua superfície anti-derrapante confere mais segurança ao usuário em virtude da menor distância de frenagem requerida. Diante de tantos benefícios, solicito a substituição da pavimentação asfáltica pela pavimentação intertravada nas referidas vias públicas de Penedo”, concluiu o vereador João Márcio.

Fonte: Release: Assessoria de Comunicação Social da Câmara Municipal de Itatiaia - Fotos - Marlene Modesto