04/11/2015 às 00h32min - Atualizada em 04/11/2015 às 00h32min
Nome da Avenida Industrial Alda Bernardes é um Projeto de Lei de autoria do vereador Jabá

Avenida Industrial Alda Bernardes de Faria e Silva foi inaugurada

O prefeito Luis Carlos Ypê  e o governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, todos os vereadores do Legislativo Itatiaiense, em especial o vereador Sebastião Mantovani, o Jabá, autor da Lei que deu o nome a Avenida Industrial Alda Bernardes de Faria e Silva inauguraram na tarde da sexta-feira, 21/08, a Avenida Industrial, uma das maiores obras realizadas nos últimos tempos em Itatiaia. Resultado da primeira parceria público privada do município, a construção dos quatro quilômetros da via que liga a Rodovia Presidente Dutra ao polo industrial da cidade, teve a maior parte dos investimentos feitos pela empresa Pátria Investimentos, que está desenvolvendo um complexo logístico Multimodal.

A estrada, que recebeu o nome da historiadora e professora Alda Bernardes, ícone da história e emancipação de Itatiaia, - representada na cerimônia pelo sobrinho Alberto Victor Fusco - será o principal acesso rodoviário de entrada e saída de cargas do complexo multimodal Pátria, da primeira fábrica da Jaguar Land Rover no Brasil e de outras empresas que deverão se instalar no pólo, além de beneficiar os moradores do Bairro Jararaca.

A cerimônia de inauguração da avenida industrial, contou ainda com a participação dos prefeitos de Resende (José Rechuan), Porto Real(Maria Aparecida), Quatis(Bruno de Souza), além dos deputados Alexandre Serfiotis(federal) e Ana Paula Rechuan(estadual), empresários, secretários municipais de Itatiaia, funcionários e algumas pessoas da comunidade.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Denílson Sampaio, agradeceu a parceria ressaltando que o Pátria está fazendo a diferença no município. Ele ressaltou ainda a necessidade da construção de um contorno do lado esquerdo da Dutra, para facilitar a saída dos caminhões de carga com direção a São Paulo.

Para o sócio diretor do Grupo Pátria, Helmut Fladt, parte do sonho está realizado com a construção da estrada, principal equipamento para o desenvolvimento de um empreendimento. O empresário adiantou que a primeira fase do projeto, que contempla um pátio intermodal está em estágio avançado de construção, inaugurando o primeiro terminal rodoferroviário do sul do estado  e onde estão sendo instalados os galpões modulares que formarão o condomínio logístico.

O vereador Sebastião Mantovani, o Jabá, ficou muito satisfeito “É uma homenagem justa que a nossa cidade faz, ao perpetuar o nome de uma das nossas emancipadoras, importante e inesquecível historiadora Alda Bernardes que sempre representou e defendeu Itatiaia nacional e internacionalmente. Enalteço o governador Pezão, o prefeito Luiz Carlos e o Secretário de Desenvolvimento Econômico Denilsom Sampaio pela nova avenida e futuro terminal rodoferroviário”, afirmou o vereador Jabá.

O prefeito Luís Carlos Ypê agradeceu o apoio recebido do Governo do Estado na atração de investimentos e na infraestrutura dada às empresas instaladas no município. “Agradeço também a confiança dos investidores privados no nosso governo, à população e à Câmara de Vereadores pela aprovação da lei de incentivo, facilitando o aporte de mais investimentos para a nossa cidade. Itatiaia dá mais um passo que beneficia o cidadão, principalmente neste momento de crise, quando a maioria dos municípios enfrenta o problema do desemprego. A vinda dessas empresas significa mais emprego e receita para o nosso município. Quando a crise passar, Itatiaia, que hoje está na contra mão das demais cidades devido ao número de vagas abertas, estará na frente”, disse Ypê, lembrando que somente o grupo Pátria vai empregar cerca de mil pessoas. Ele completou prevendo a inauguração de um novo acesso que atenda o lado esquerdo da Dutra para o ano que vem. “E para isso, contaremos mais uma vez com a boa vontade que o governo tem conosco”.

Já o governador Luiz Fernando Pezão enfatizou a boa administração do prefeito, frisando que nenhum empresário investe num município mal administrado. “Não podemos deixar de sonhar e crescer. O Estado vai ajudar cada vez mais no potencial turístico e econômico, que já é imenso. Já ajudamos na atração de várias montadoras e vamos ajudar a fazer um viaduto e o contorno, que vai beneficiar todo o parque industrial das regiões de Resende e Itatiaia”, declarou Pezão.

Fonte: Release: Assessoria de Comunicação Social da Câmara Municipal de Itatiaia e da Prefeitura Municipal de Itatiaia - Fotos - Marlene Modesto