Notícia - Câmara M. de Itatiaia
24/09/2015 às 14h42min - Atualizada em 24/09/2015 às 14h42min
Nilson Neves, um dos emancipacionista de Itatiaia, recebe Moção de Aplausos da vereadora Andréa do Dilino

vereadora Andréa do Dilino homenageia Nilson Neves

A vereadora Andréa de Carvalho Jardim, a Andréa do Dilino, na Sessão Ordinária de 5ª feira, (07/07), realizou o requerimento solicitando uma Moção de Aplausos ao Nilson Neves, Sub-secretário de Saúde da Prefeitura Municipal de Itatiaia, pelos relevantes serviços que vem prestando ao Município, todos os demais vereadores aprovaram por unanimidade e também lembraram dos momentos de luta que o emancipacionista passou: “Nilson Neves vem exercendo suas atividades com dedicação, profissionalismo, competência e seriedade, visando promover o bem-estar dos moradores e o desenvolvimento da cidade. Demonstrando o carinho que tem por esta terra e a preocupação com os nossos munícipes, além de realizar um ótimo trabalho social com todos que o procuram, o que lhe garante o carinho e reconhecimento de todos, recentemente publicou seu primeiro livro Da Emancipação à Concretização do Sonho, que é excelente um orgulho para todos nós”, ressaltou a vereadora Andréa.

Nilson Neves agradeceu imensamente o reconhecimento: “Não tenho palavras para manifestar meu agradecimento, essa homenagem me toucou profundamente, foi a primeira vez desde a emancipação que fizeram uma homenagem além daquilo que eu merecia. Fiz sem a intenção de colher esses frutos, mas o reconhecimento desta Casa foi a primeira vez ao longo da história de Itatiaia, porque realmente foi feito por amor, feito pelo cunho político partidário. Teve citações de grandes outros da história que eu sempre me aprofundei, sempre avancei essa fronteira, nunca fiquei na dependência de alguém. Quando eu olho Itatiaia e vejo a beleza que é, a cidade que virou, poderia ser muito melhor porque a maioria desses que chegaram ao poder não tem comprometimento e nem tiveram este sentimento de porque criou-se o município”, defendeu Nilson, acrescentando ainda: “Neste livro eu venho deixar bem claro os verdadeiros objetivos, que ainda está para acontecer o melhor, haverá o momento em que isso será complementado, Itatiaia será um município eco turístico, tenho projetos e estou esperando a oportunidade de participar efetivamente desse processo esse é meu sonho, vamos chegar lá”, concluiu Nilson Neves.

Biografia do Nilson Neves

Nilson Rodrigues Neves, Economista, Empreendedor, funcionário público. Autor do livro “Itatiaia – Da Emancipação à Concretização do Sonho”, da Editora Varano, Primeira edição 2015.

Sua publicação é um misto de livro biográfico e livro histórico, onde vivenciamos momentos de pura emoção, garra e determinação, ao sabermos da luta aguerrida do emancipacionista, face aos empecilhos surgidos na árdua caminhada pela libertação de sua terra querida.

Nilson Neves foi presidente do Fundo Municipal de Saúde e secretário municipal de Saúde de Resende mas sua participação comunitária em Itatiaia levou-o ao encontro de grandes líderes da política brasileira, como Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, inclusive uma foto de um desses encontros foi no Bar do saudoso Tatu, na Rua Prefeito Assunção, Marcelo Alencar, Vivaldo Barbosa e Amadeu Rocha. Neste livro sobre a emancipação de Itatiaia, ficamos conhecendo melhor as origens da cidade, seu território, seu domínio, suas belezas e riquezas tão bem defendidas pelos filhos seus, cujo amor pela terra onde nasceram, vivem ou mesmo escolheram para viver, é prova irrefutável do merecimento de sua emancipação.

Nilson Neves foi recentemente secretário municipal de Ordem e Segurança pública. E hoje é sub-secretário municipal de Saúde de Itatiaia, num trabalho incansável conseguiu organizar sobremaneira os setores onde passou a chefiar, graças ao seu senso de ética, liberdade e companheirismo. Ao longo desse tempo, sempre conseguiu conciliar a a vida pública, sempre alternando com a  atividade empresarial.
Hoje Nilson atua na orientação do escritório de corretor de imóveis que sua família mantém, ao lado da esposa Itaiacy, dos filhos Glauber, Rodger, Karla.

Em seu livro, Nilson salienta o legado do trabalho, da honestidade e da competência e pede que seus filhos e netos saibam entender e sentir-se honrados com esta sua herança. Por ser um livro em que cita suas experiências, sem se esgotar no assunto, pois certamente outras pessoas que participaram do evento Emancipação, terão fatos a acrescentar ou discordar. O livro de Nilson Neves é muito importante para todos nós. E por isso, deixamos esta sua citação, como prova de seu pensamento:

“Aprendi ao longo dos meus muitos anos vividos que não existe vitória sem sacrifícios, muito menos sucesso sem suor. Vim de batalhas árduas impostas pela vida, e através das diversas escolas da vida aprendi a fazer dos nossos sonhos a razão maior da nossa existência. Senti que havia encontrado o sentido que buscava para minha existência e buscaria a liberdade de Itatiaia a qualquer preço. Era a minha missão, era o que estava designado a fazer, era meu destino”.

Por isso, a Câmara Municipal de Itatiaia, através da vereadora Andréa de Carvalho Jardim, concede Moção de Aplausos ao Sr. Nilson Rodrigues Neves, por ocasião do lançamento de seu livro Itatiaia - Da emancipação a concretização do sonho.

Fonte: Release: Assessoria de Comunicação Social da Câmara de Itatiaia - Fotos: Marlene Modesto