Bem vindo, Sexta-Feira, 22 de Setembro de 2017
Visitas desde 2013: 126906
Vereadores
Serviços
Imprensa
Notícia - Câmara M. de Itatiaia
06/04/2015 às 13h50min - Atualizada em 06/04/2015 às 13h50min
1832 Views
Vereadores entregam Título de Mulher Itatiaiense 2015
A mulher conquistou a devida igualdade de direitos, somente na Constituição Federal de 1988

Cintia ressaltou: “Estamos aqui neste momento, lembrando esta data, porque por anos não nos foi dado o devido respeito

 

Com o plenário Dr. Walter Martins Moreira, lotado, foi comemorada na última terça-feira, 31/03/15, às 18h, a Sessão Especial em Homenagem as mulheres. Cada um dos nove vereadores agraciou três mulheres com o Título Mulher Itatiaiense 2015, que representaram aquelas que tiveram algum serviço relevante em prol do município de Itatiaia.

A composição da Mesa dos Trabalhos contou com todos os vereadores da Casa, a secretária de Educação de Itatiaia, (SMEC), Elenir Laurindo Pereira, o secretário do Núcleo de Emprego e Qualificação, Djalma Barbosa e da professora, assessora do defensor Público, assessora jurídica da SMEC e juíza de Paz da Comarca de Itatiaia, Cíntia Pinto Barbosa da Silva, a Cintia Fumaça, que realizou palestra especial sobre a mulher na sociedade atual.

Também realizaram apresentação a cantora Gospel Mariana da Silva Santos, membro da Igreja Missionária O Senhor é Nossa Bandeira, localizada no Jardim Itatiaia, a Dra. Gisele Fernandes Alves, que proferiu a poesia Motivo, da escritora Cecília Meireles, o cantor de MPB (Música Popular Brasileira), Luis Carlos Magalhães, o Bocão, que fez apresentação de voz e violão e o músico Marcelo, com sax. Antes do encerramento teve outras homenagens e sorteio de diversos brindes. 

Com esta solenidade, o Legislativo Itatiaiense mostrou que a mulher, deve ser lembrada e valorizada pela sua luta em todos os sentidos e muito contribuem pelo desenvolvimento em todos os lugares em que chega, independente da data do ano.

A palestrante Cíntia Pinto Barbosa da Silva ressaltou em seu discurso: “Estamos aqui neste momento, lembrando esta data, porque por anos não nos foi dado o devido respeito... o devido direito de igualdade de direitos, conquistados somente na Constituição Federal de 1988... o direito de ocupar nosso espaço no mercado de trabalho... o direito de escolher através do voto os destinos do nosso país... As mulheres ao longo do tempo demonstraram seu grande valor não somente como mães, mas como pessoas interessadas no desenvolvimento social de um povo”, disse Cintia, acrescentando ainda: “Mas não é exagerado dizer que cada mulher ainda tem algo a dever a si mesma, e cada homem tem algo a dever à mulher que está a seu lado. Nós, mulheres, vamos continuar em dívida com a gente mesmo se aceitarmos passivamente certa herança negativa que ainda temos sobre os ombros. Cada homem vai continuar em dívida consigo mesmo se não olhar com igualdade, com respeito e com amor sua mulher, sua mãe, sua irmã ou sua filha. A luta pela valorização da mulher é, portanto, um dever de todos: De todas as classes, de todos os credos, de todas as raças e de todas as regiões do país”, concluiu Cintia.

Segundo o presidente da Casa, vereador, Jair Balbino da Silva, o Jair Porquinho: “O mês de março foi um mês de festividade, homenagens e confraternizações, mas foi também um mês de debate e reflexões sobre a Mulher. A Câmara Municipal de Itatiaia fez um balanço de todas essas ações e apontou que todo dia é dia de demonstrar que elas merecem muito carinho e atenção. Estou muito satisfeito em ver a Câmara repleta de munícipes comemorando conosco o importante papel da mulher e aproveito para convidá-los para participar das Sessões Ordinárias, todas as 3ª e 5ª feiras, a partir das 18h”, finalizou Jair.
 

HOMENAGEADAS COM TÍTULO MULHER ITATIAIENSE 2015


Jair Balbino da Silva
Cintia Pinto Barbosa da Silva
Maria Izete de Moura
Maria Lúcia Correa


Imberê Moreira Alves
Alcilene Ramos Moreira Mendes
Fernanda Máximo Teodoro da Silva
Isabel Joaquina Modesto


Eduardo Guedes da Silva
Adriana de Carvalho Santos
Saula Fernandes da Silva
Leila de Lourdes Ribeiro Ramos


Carlos César de Paula
Maria Júlia de Freitas Gomes
Zolina da Silva Carvalho Oliveira
Vanda da Silva


Andréa de Carvalho Jardim
Efigênia Lorenço Alves
Elizabete Moreira da Silva
Luciette Dumay de Almeida


Antônio Delfino
Maria Neusa de Carvalho Oliveira
Silvia Luzia da Conceição Correa
Ana Natalina Abrahão


Leonardo de Seixas Carvalho
Elaine Carlos Pereira Maia
Ângela Maria Santos da Silva
Edna de Lima Viana


Maria José Paiva Silva Diniz
Joana Rodrigues Paula Pereira
Zilma de Fátima Noronha
Nanci Ferreira da Silva


Sebastião Mantovani
Ieda Maria de Oliveira Rodrigues
Dulcimar Montovani Alexandre
Maria Auxiliadora dos Santos Miranda


Homenagens Especiais:

Mariana Silva Santos – Cantora Gospel
Gisele Fernandes Alves - Advogada
Ana Lúcia Magalhães – Esposa do cantor Luis Carlos Magalhães
Elenir Laurindo Pereira - Secretária Municipal de Educação
Maria José  Paiva Silva Diniz - Vereadora
Andréa do Dilino – Vereadora
Marlene Modesto – Assessora de Comunicação Social da Câmara de Itatiaia
Patrícia – Tenente - CRI – Centro de Recuperação de Itatiaia
Adriana Alves – Tenente - CRI – Centro de Recuperação de Itatiaia
T. Mello – Sargento - CRI – Centro de Recuperação de Itatiaia
Débora Baia – Sargento - CRI – Centro de Recuperação de Itatiaia

 

 

Confira na íntegra o discurso da  palestrante

Professora, assessora do defensor Público, da SMEC e juíza de Paz, Cíntia Pinto Barbosa da Silva

a Cintia Fumaça

 

Boa noite, aos senhores e senhoras vereadores e a todos e todas presentes...

 

A pedido da assessoria da Câmara Municipal de Itatiaia estou aqui para falar um pouco não apenas sobre o que representa o dia Internacional da Mulher, mas para falar sobre nós, mulheres...

 

Somos tantas mulheres... mulheres crianças, adolescentes, solteiras, esposas, senhoras... escritoras, advogadas, médicas, cientistas, atletas, professoras, garis, enfermeiras, motoristas, militares, políticas, donas de casa, vereadoras e até presidenta da República.

 

Somos mulheres... mulheres que marcaram seu nome na história por sua personalidade, como Indira Gandi, princesa Diana, Margareth Thatcher, Eva Peron, Cora Coralina, Madre Tereza de Calcutá. entre outras.

 

Somos mulheres... mulheres que ocuparam seu espaço na política e ganharam destaque mundial... Michele Barchelet, Hillary Clinton, Angela Merkel, Cristina Kirchner e Dilma Rousseff, entre muitas, ocupam cargos vitais e de fundamental importância no mundo moderno.

 

Somos mulheres... mulheres que marcaram as artes... Raquel de Queiroz, Cecília Meireles, Clarice Lispector, Bibi Ferreira, Fernanda Montenegro, só para citar algumas em nosso cenário nacional.

Somos mulheres... mulheres que marcaram o mundo dos esportes... Hortência, Marta, Maria Ester Bueno, Maria Elisa... em itatiaia, nossa querida Fátima Passarinho.

 

Somos mulheres itatiaienses... que deixaram suas marcas no desenvolvimento cultural, educacional, comercial e político...

 

Eva Hildem, que deixou traços marcantes na colonização finlandesa em penedo; Mariana Rocha Leão; Graciema Cotrim, Hermínia Bernardes, Maria Arlete Marques Paes, Sandra Maria Ferreira Cotrim, Angela Maria da Silva, Maria José de Aquino, Maria da Penha Oliveira Conde, Maria da Glória Vieira da Silva, Eneida de Almeida Maia, Helenice Dile Evangelista Barbosa, Eliane Barros de Almeida, Eliane Maia Gouvea, Lilian Pereira da Silva Flores, Rosa Maria Gouvea Esteves... e nossa ilustre e saudosa Alda Bernardes de Faria e Silva, que será para sempre lembrada por seu amor e dedicação a Itatiaia e sua história...

 

Somos mulheres itatiaienses que conquistaram seu espaço na administração pública municipal... a nossa primeira vice-prefeita, Vera Marina Barata Ribeito... a segunda vice-prefeita Gilda Molica...

 

E aqui no Legislativo... com as primeiras vereadoras eleitas, Andréa de Carvalho Jardim e Maria José Paiva Silva Diniz, que dão, hoje, voz e respeito nesta Casa... ao citá-las sintam também homenageadas as mulheres colaboradoras dessa Casa Legislativa, bem como todas as esposas de nossos vereadores.

 

As secretárias municipais Elenir Laurindo, Dagmar Rezende, Adriana Fontes, Regina Fialho, Alessandra Marques, Roberta Dias, e a todas as demais que ocuparam funções públicas em nossa cidade... e também a todas as minhas companheiras funcionárias públicas que com seu trabalho, transformam essa cidade...

 

Somos mulheres que também ocupam seu lugar da defesa dos direitos do cidadão, e compartilho este momento, com as companheiras de advocacia: Ivani Nobre, Marlene da Silva, Maria de Fátima Vasconcelos, Quézia Monteiro, Gisele Fernandes e também da juíza da nossa comarca, Marcela Moura Franca Pamponet.

 

Somos tantas mulheres itatiaienses que uma noite seria pouco para registrá-las, mas deixo aqui o meu carinho a todas que escreveram, do seu jeito, a história de Itatiaia...

 

Mas, não podemos esquecer jamais de tantas Marias, Beneditas, Reginas, Teresas, Luizas, Franciscas, que se entregam na luta do trabalho, dentro e fora do lar, para sustentar suas famílias e que sofrem com as suas tristezas e sorriem com suas alegrias.

 

Estamos aqui neste momento, lembrando esta data, porque por anos não nos foi dado o devido respeito... o devido direito de igualdade de direitos, conquistados somente na Constituição Federal de 1988... o direito de ocupar nosso espaço no mercado de trabalho... o direito de escolher através do voto os destinos do nosso país...

 

As mulheres ao longo do tempo demonstraram seu grande valor não somente como mães, mas como pessoas interessadas no desenvolvimento social de um povo. Foi assim nos últimos 50 anos que as mulheres ganharam lugar de destaque no mundo, nas empresas, na direção de grandes corporações e até de países e mudaram o mundo, seja na arte, na política, educação e nos negócios comerciais.

 

Mas não é exagerado dizer que cada mulher ainda tem algo a dever a si mesma, e cada homem tem algo a dever à mulher que está a seu lado. Nós, mulheres, vamos continuar em dívida com a gente mesmo se aceitarmos passivamente certa herança negativa que ainda temos sobre os ombros.

 

Cada homem vai continuar em dívida consigo mesmo se não olhar com igualdade, com respeito e com amor sua mulher, sua mãe, sua irmã ou sua filha. A luta pela valorização da mulher é, portanto, um dever de todos: De todas as classes, de todos os credos, de todas as raças e de todas as regiões do país. 

 

Ganhamos um olhar diferente em 2006 quando foi aprovada a Lei Maria da Penha, um instrumento poderoso para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Em 2012, o Supremo Tribunal Federal fortaleceu o combate à violência doméstica ao decidir que se um homem agredir uma mulher será processado, mesmo que ela não apresente denúncia e mesmo que ela retire a queixa... por isso, mulher... exija seus direitos, lute por seus direitos...

 

Encerro dizendo que hoje somos mais da metade da população brasileira. Que nós por mérito somos a maioria absoluta na educação deste país e afirmo que nós podemos mais... a luta por nossos direitos continuam.

 

Obrigada aos vereadores por ter sido lembrada como uma mulher que faz a diferença no nosso município.

 

Boa noite a todos!

 

AGRADECIMENTOS AOS PARCEIROS QUE DOARAM OS BRINDES PARA SORTEIO
NA SESSÃO ESPECIAL DA MULHER ITATIAIENSE 2015

 

Estabelecimento – Câmara Municipal de Itatiaia
Local – Av. dos Expedicionários
Brinde – 05 Arranjos de Flores (orquídeas  /  Gérberas  /  Begônias)  e 04 Cestas de Café da Manhã

Estabelecimento – Lina Vitória
Local - Rua Prefeito Assumpção Centro - Tel: 3352-4273
Brinde – 01 – Blusa de malha    

Estabelecimento – Eraldo Magazine
Local - Rua Prefeito Assumpção Centro
Brinde – 02 vestidos Tamanho P

Estabelecimento – Néctar Fashion
Local – Rua Prefeito Assumpção – Centro -  Tel 3352-2224
Brinde – 01 canga

Estabelecimento – Margô Calçados
Local - Rua Prefeito Assumpção, 68 -  Centro – 3352-3844
Brinde – Vale de R$50,00 para compra na loja

Estabelecimento – Colchões ORTOBOM
Local - Rua Prefeito Assumpção Centro
Brinde – 02 travesseiros 6 Estrelas – Fibra Siliconizada – Altura Baixa - - 50cm x 70 cm

Estabelecimento – Free Carnes
Local - Rua Prefeito Assumpção Centro
Brinde – 02 Frangos   Assados   Tel: 3352-1950

Estabelecimento – Delícias do Chef Joel
Local – Rua Isabel Vieira, 59 – Centro – 3352-3857
Brinde – 01 frango assado com acompanhamentos

Estabelecimento – Padaria Itapão
Local – Rua Prefeito Assumpção Centro
Brinde – 01 Pane de Páscoa

Estabelecimento – Padaria Jomar
Local – Rua Capitão João Ferreira - Centro
Brinde – 01 Bomboniere

Estabelecimento – Hortifruti Itatiaia
Local – Rua Antônio Gomes de Macedo - Centro
Brinde – 01 Cesta de frutas

Estabelecimento – Docelândia
Local – Rua Prefeito Assumpção - Centro
Brinde – 01 cesta de balas e chocolate

Estabelecimento – Restaurante Cantinho da Eliana
Local – Rua Antônio Gomes de Macedo - Centro
Brinde – 02 Refeições  e 02 refrigerantes     Tel: 999743541

Estabelecimento – Restaurante Sal da Terra
Local -  Rua Prefeito Assunpção
Brinde –  (02) Refeições  2) Refrigerantes   Tel: 3352-2213

Estabelecimento – Paula Salgados
Local – Rua Prefeito Assumpção – Centro
Brinde – 100 unidades de Salgados

Estabelecimento – Stety Car – Disk água
Local – Av dos Expedicionários , 94 – Centro – 3352-1444
Brinde – 1 – vasilhame de água – 20 litros - completo

Estabelecimento – Supermercado Sávios
Local - Rua Prefeito Assumpção, n° 149 Centro
Brinde – 01 pote de vidro, 02 Potes de plástico e 2 biss (chocolate

Estabelecimento – Supermerkato
Local – Rua Prefeito Assumpção Centro
Brinde – 01 bolsa com nécessaire

Estabelecimento – Custom Sistemas
Local – Resende
Brinde – 01 Panela de Arroz e legumes / 01 Centrífuga / 01 Espremedor de frutas

Estabelecimento – Bradesco
Local – Rua Prefeito Assumpção Centro
Brinde – camisetas, apontadores de lápis, canetas, porta canetas e lápis, chaveiros, bolas de látex, balas, pirulitos,

Estabelecimento – Caixa
Local – Rua Dona Apolinária
Brinde –camisetas, canetas, calendários

Estabelecimento – Banco do Brasil
Local – Rua Prefeito Assumpção - Centro
Brinde – porta bloco/ caneta / com calculadora, porta tablet,

Estabelecimento – Salão da Leda
Local – Rua Capitão João Ferreira, 112 -  Centro – 3352-3164
Brinde – 01 escova

Estabelecimento –Salão da Antônia
Local – Rua Prefeito Assumpção – sala 103 – Centro – 3352-3633
Brinde – 01 Reconstrução capilar

Estabelecimento – Esteticista Inês
Local – Rua Prefeito Assumpção, 165 – Sala 102 – Centro - 9 8813-0776
Brinde – 01 hidratação facial 

Estabelecimento – Esteticista Lilian
Local – Rua Prefeito Assumpção, 165 – Sala 102 – Centro - 9 8127-2125
Brinde – 01 hidratação facial

Estabelecimento – Malluart Buffet
Local – Rua Antônio Gomes de Macedo – Centro
Brinde – 01 arranjo de flores artificiais

Estabelecimento – Salão da Fátima
Local - Rua Antônio Gomes de Macedo, 85 - Centro
Brinde – 01 Corte e 01 Escova  (24) 3352-6801

Estabelecimento – Salão da Wal
Local - Rua Prefeito Assumpção, n° 467 - Centro
Brinde – 01 Escova Progressiva  OU 01 Escova e 01 Hidratação Capilar   Tel: 99944-4194  /98145-5451

Estabelecimento – Salão da Regione
Local - Rua Prefeito Assumpção, n° 10 - Centro
Brinde – 01 Hidratação e 01 Corte (Feminino)  Tel: 3352-1094

Estabelecimento – Pisando nas Nuvens
Local - Rua 11 Jardim Itatiaia
Brinde – 01 Podologia (Tratamento das unhas dos pés   Tel: 99999-2706

Estabelecimento – Magazine Brazil
Local - Rua Prefeito Assumpção Centro
Brinde – 01 creme Jequiti

 

 

 

 

 

 



Fonte: Release: Marlene Modesto - Assessoria de Comunicação Social da Câmara de Itatiaia - Fotos: Edgar Pereira da Silva / José Reis de Almeida / Marlene Modesto
Comentários

nenhum comentário cadastrado!

Deixe seu comentário:
(caracteres restantes: 500)
Cód. ( 2254C ):
06:40:29