Notícia - Câmara M. de Itatiaia
05/02/2015 às 01h30min - Atualizada em 05/02/2015 às 01h30min
Mesa Diretora de Itatiaia é apresentada a comunidade
Presidente Jair Porquinho elogia os atuais vereadores e os que já passaram pela Casa

Na noite do último dia 03 de fevereiro, foi realizada a primeira Sessão Ordinária, que tratou dentre outros assuntos, da votação do afastamento temporário do prefeito Luis Carlos Ypê, que por recomendação médica, tirou licença de 15 dias, com o objetivo de dar continuidade a um tratamento de saúde. Com a licença, o vice prefeito Edmar Barbosa da Silva, assume o cargo provisoriamente.

Logo em seguida, foi realizada a Sessão Especial de Apresentação da Nova Mesa Diretora para o biênio 2015/2016: presidente: vereador Jair Balbino da Silva, o Jair Porquinho, vice-presidente: vereador Imberê Moreira Alves, o Imberê, 1º Secretário: vereador Eduardo Guedes da Silva, o Dudu, e para 2º Secretário vereador Carlos César de Paula, o De Paula.

A mesa dos Trabalhos foi composta com todos os vereadores do Legislativo itatiaiense: Andréa de Carvalho Jardim, a Andréa do Dilino, Antonio Delfino, o Toninho Itamar, Leonardo de Seixas Carvalho, o Leonardo, Maria José Paiva Silva Diniz, a Zezé, e o Sebastião Mantovani, o Jabá, que tiveram a oportunidade de fazer seu pronunciamento e também contou com o prefeito em exercício, Edmar Barbosa da Silva e o Ten Cel médico, Leopoldo Monteiro Villela Júnior, diretor do Hospital Militar de Resende (antigo CRI).

Na solenidade foi lembrado que o Poder Legislativo de Itatiaia é exercido pela Câmara Municipal, composta de 9 (nove) vereadores, eleitos diretamente pelos munícipes para uma legislatura de 04 (quatro) anos. O Vereador exerce as seguintes funções: legislativa (Que é Fazer Leis), fiscalizadora, denunciadora e julgadora.

O Presidente saudou os presentes desejando uma boa convivência entre os parlamentares para que juntamente com o Executivo possam atender satisfatoriamente os problemas enfrentados pela população. Em suas considerações elogiou a atuação dos vereadores atuais e lembrou a passagem dos ex-vereadores e presidentes da Casa.

O prefeito em exercício, Edmar Barbosa da Silva, agradeceu ao apoio solidário ao Executivo, desejou sucesso a nova Mesa Diretora e registrou algumas ações previstas para 2015.

O cerimonial destacou a biografia do atual presidente, Jair Balbino da Silva, o Jair Porquinho, como é carinhosamente chamado desde a infância por lembrar um personagem do Programa Sítio do Pica-pau Amarelo. Nascido em 23/05/1973, em Itatiaia. Casado e tem dois filhos;

Cumpriu seu 1º (primeiro mandato) de 2001 a 2004, e foi reeleito para a gestão 2009 a 2012.

Em 2012 o vereador Jair Porquinho foi o quarto vereador mais votado para o Legislativo Itatiaiense e recebeu a aprovação do seu eleitorado conquistando o seu 3º (terceiro) mandato. No primeiro biênio fez parte da Mesa Diretora como Segundo Secretário da Câmara Municipal de Itatiaia;

Jair viu na política a oportunidade de ampliar o seu trabalho social com o povo e comprova que é um vereador que visita e atende a todos os bairros e quer fazer muito mais por Itatiaia.

Numa avaliação de suas atividades no Poder Legislativo, realizou dezenas de trabalhos em forma de Requerimentos Verbais, Indicações e Projetos de Lei para beneficiar o itatiaiense.

Antes de iniciar seu pronunciamento, o presidente Jair, realizou uma homenagem especial ao ex-presidente da Câmara Municipal de Itatiaia, vereador Eduardo Guedes da Silva, o Dudu, que nasceu em Itatiaia, iniciou na política aos 16 anos. Funcionário público concursado neste município:

“Dudu é o vereador mais novo da atual gestão. Está exercendo seu terceiro mandato, foi eleito presidente da Câmara de Itatiaia por dois mandatos consecutivos, biênio 2011 a 2012 e 2013 a 2014. Vem realizando um ótimo trabalho junto à comunidade e à frente da presidência da Câmara, Dudu obteve destaque com uma administração séria, moderna e ousada. Pessoa que tenho o prazer de conviver, trabalhar junto e o parabenizo”, ressaltou Jair, que incluiu os quadros do ex-presidente Dudu, junto aos demais na galeria dos ex-presidentes da Casa.

Prestigiaram a solenidade o Procurador Geral do Município, Dr. Geraldo Santos Couto, e ainda vários Secretários Municipais: Gabinete: Adriana Fontes, Desenvolvimento Econômico, Denilson Sampaio, Fazenda: José Roberto, Esporte e Lazer: Jarbas Júnior Lemos dos Santos, Saúde: João Ferreira de Lima, Planejamento: Ruy Saldanha, Ordem Pública: José Luis Adelino de Albuquerque e autoridades locais, como: Coordenador do SEPE, professor Adriano José dos Santos, Presidente do PP Itatiaia: Djalma Barbosa, Presidente da APAE: Zilma Rosa Candida de Faria, Gerentes da Caixa: José Elcio e Roberto, dentre outros, imprensa e pessoas da comunidade estiveram presentes e abrilhantaram a solenidade que transcorreu de forma rápida e harmoniosa.

Acesse os videos com entrevistas dos vereadores.

Fonte: Release: Marlene Modesto - Assessoria de Comunicação Social da Câmara de Itatiaia - Fotos: José Reis de Almeida