Bem vindo, Sábado, 23 de Setembro de 2017
Visitas desde 2013: 127055
Notícia - Educação
16/11/2014 às 15h24min - Atualizada em 16/11/2014 às 15h24min
Alunos, orientadoras educacionais e diretora do Colégio Reinaldo Maia Souto visitaram a Câmara de Itatiaia
Vereadores Dudu, Andréa, De Paula e Leonardo receberam visitantes

Projeto Aprendendo Justiça na Escola surgiu para ensinar cidadania

A diretora do Colégio Reinaldo Maia Souto, Alessandra Assunta Altomare Neves, encaminhou a Carta n° 034/2014 ao presidente da Câmara solicitando agendar visita monitorada com um grupo de 31 alunos representantes de Turma de 6° ao 9° ano para conhecer um pouco do funcionamento e da rotina dos profissionais que trabalham no Poder Legislativo.

O Colégio Municipal Reinaldo Maia Souto está desenvolvendo ações educativas contemplando o Projeto Aprendendo Justiça na Escola, cujo objetivo é promover a construção de conhecimentos sobre legislações, regras e normas disciplinares que auxilie significativamente a postura cidadã, influenciando diretamente na ordem de harmonia do ambiente no qual está inserido. Para o sucesso do projeto, elencaram algumas parcerias primordiais no processo ensino aprendizagem. Dentre elas incluíram uma visita monitorada ao Poder Legislativo Itatiaiense.

Segundo Alessandra: “O estabelecimento de laços entre os diversos segmentos da sociedade certamente serão significativos e extremamente construtivos no que se diz respeito a conteúdos conceituais com as atitudes e aprendizados, aliado a obtenção de valores e princípios básicos de convivência, contribuirão efetivamente para a harmonia da sociedade na qual vivemos, pois a consciência cidadã é o que proporciona um ambiente mais digno e acolhedor”, salientou a diretora.

O Projeto Aprendendo Justiça na Escola surgiu da necessidade de trabalhar a cidadania no contexto escolar, através da construção de conhecimentos que envolvam os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Tem como responsável o Serviço de Orientação Educacional, Diene Christina Motta Maretti e Ana Cláudia dos Santos de Almeida Baptista.

Na última 5ª feira, 13/11, à tarde, as orientadoras Educacionais acompanhadas da diretora adjunta do Colégio Municipal Reinaldo Maia Souto Angélica Mendonça Freire, visitaram a Câmara Municipal de Itatiaia e foram recebidas pelo presidente, vereador Eduardo Guedes da Silva, o Dudu, sua vice, vereadora Andréa de Carvalho Jardim, a Andréa do Dilino, o primeiro Secretário, vereador Carlos César de Paula, o De Paula, vereador Leonardo de Seixas Carvalho, o Leonardo e por assessora e assistente de Comunicação Social da Casa Legislativa, que explicaram o funcionamento da Câmara e responderam todos os questionamentos. Os alunos também percorreram a Sede da Câmara e conheceram a vereadora Maria José de Paiva Diniz, a Zezé, e diversos assessores em seus gabinetes.

As educadoras também receberam cópia de alguns dos trabalhos de todos os vereadores com a finalidade dos representantes de turma multiplicar o que aprenderam com os demais colegas de turma como: Requerimentos, Indicações, Anteprojetos de Lei, Lei, Moções de Pesar e de Aplausos, Ata de Sessão Ordinária e relação com nomes, partido e e mail’s de todos os edis para quando desejarem enviar sugestões.

Fonte: Release: Marlene Modesto – Assessora de Comunicação Social - Fotos: Edgar Pereira da Silva