A+    A-    A

Noticia

Vereador Jair Porquinho é eleito presidente da Câmara de Itatiaia para Biênio 2019/2020

Publicado: 22/02/2019 17:50

Visitas: 45



Vereador Jair Porquinho é eleito presidente da Câmara de Itatiaia para Biênio 2019/2020

Conforme o Ato Administrativo Nº 017 de 14/02/19, o presidente da Câmara Municipal de Itatiaia em exercício, vereador João Márcio Albino Silva usando das atribuições que lhe foram conferidas por lei marcou para o dia 21 de fevereiro de 2019 as 18:00hs, em consonância com art. 24 do Regimento Interno, eleição para o cargo de presidente da Câmara Municipal de Itatiaia, em virtude do afastamento do titular, por conta do processo 2-28.2017.619.0198.

E no início da Sessão Ordinária, da terça-feira, 21/02, foi realizada a votação do presidente, tendo como Chapa 01, vereador Jair Balbino da Silva, o Jair Porquinho, e como Chapa 02, vereador Anderson Luis dos Santos, o Anderson da Saúde.

Todos os 11 votos foram abertos ao público e o vereador Jair Porquinho, foi eleito com 10 votos a 01, empossando-se como presidente da Câmara de Itatiaia, para exercer o biênio 2019 / 2020.

A Mesa Diretora composta anteriormente foi mantida, tendo como Primeiro Vice-Presidente, vereador João Márcio Albino Silva, Segundo Vice, Vereador Silvano Rodrigues da Silva, Primeiro Secretário, vereador Eduardo de Almeida Pereira, Segundo Secretário, vereador José Adelson Rodrigues Oliveira, tendo como os demais vereadores: Anderson Luis dos Santos, Alexandre dos Santos Campos, Cristian de Carvalho Soares, Leonardo de Seixas Carvalho e Vander Leite Gomes.

Todos os vereadores discursaram elogiando a forma de liderança do presidente eleito pela segunda vez em seu quarto mandato como vereador.

Jair Balbino da Silva, o Jair Porquinho, agradeceu a presença de todos, o apoio dos funcionários, assessores, e, agradeceu individualmente a cada vereador pelo voto e confiança em estar novamente conduzindo os trabalhos dessa Casa Legislativa: “Já estive anteriormente como presidente da Câmara, com certeza, deixei um bom legado, enquanto estive a frente, e espero que Deus me dê forças para que eu consiga nesses próximos dois anos conduzir da mesma forma que consegui conduzir no mandato passado, não poderia deixar de comentar sobre a pessoa que estava ocupando o cargo de presidente, anteriormente, a vereadora Andréa do Dilino, eu tenho muito carinho, tenho certeza que todos os assessores e vereadores também. Não gostaria de estar ocupando da forma que foi, que fosse dessa forma. Infelizmente um acidente, que ninguém esperava que fosse acontecer, mas, aconteceu. Porém, fica registrado o carinho que tenho por ela e tenho certeza que terá forças para superar esse momento e faremos jus ao trabalho que ela faria a frente dessa Casa certamente”, disse emocionado o presidente.

Acrescentou ainda: “Vida que segue,  quero agradecer a cada vereador por ter confiado e votado em mim, companheiros de longa data que convivi na época de criança, de bairro, e terem se tornando meus grandes amigos. Alguns são filhos de vereadores que militei há anos na Câmara”, salientou.

Antes de encerrar parabenizou as Indicações e Projetos de Lei votados, como o reajuste de 3,43% aos servidores públicos, ressaltou também a perda do padre Jan Franciok, CR, 55 anos, vigário da paróquia São José, em Itatiaia, que faleceu na manhã dessa terça-feira, em decorrência de um infarto fulminante. Muito querido por todos os munícipes e o prefeito decretou luto de três dias.

Biografia Jair Balbino da Silva

Jair Porquinho

Partido: PMDB 
Mandato: 4º 
Nascimento: 23/05/1973 
Votação: 872 
Gestão: 8ª 
Legislatura: 2017/2020 
Estado Civil: Casado

Jair Balbino da Silva, o Jair Porquinho, como é carinhosamente chamado desde a infância por lembrar um personagem do Programa Sítio do Pica-pau Amarelo. Nasceu em 23/05/1973, em Itatiaia, filho de José Balbino da Silva e Conceição Moreira da Silva. Tem dois filhos Alexandre e Alice Torres Balbino.

O parlamentar possui o Ensino Médio completo, é católico, gosta da cor vermelha, é torcedor do Flamengo e nas horas vagas aprecia a convivência familiar.

Cumpriu seu 1º (primeiro mandato) de 2001 a 2004, pelo Partido PSB, e foi reeleito de 2009 a 2012 pelo PMDB. Fez parte da Mesa Diretora como Segundo Secretário da Câmara Municipal de Itatiaia e foi presidente da Comissão Permanente de Justiça, Viação e Transporte.

Em 2012 o vereador Jair Porquinho foi o quarto vereador mais votado para o Legislativo Itatiaiense e recebeu a aprovação do seu eleitorado conquistando o seu 3º (terceiro) mandato novamente pelo PMDB com 626 votos, 3,57% dos votos válidos. No primeiro biênio o vereador Jair foi o 2º secretário da Câmara, presidente da Comissão de Justiça e membro das Comissões de Finanças e Orçamento, Defesa do Meio Ambiente, Representação e Relações Públicas.

A eleição da Mesa Diretora para o biênio 2015 a 2016 aconteceu na Sessão Ordinária do dia 06/02/2014, e foi confirmada por chapa única e por cinco votos a quatro, elegendo Jair Porquinho como presidente da Câmara.

Jair viu na política a oportunidade de ampliar o seu trabalho social com o povo e comprova que é um vereador que visita e atende a todos os bairros e quer fazer muito mais por Itatiaia: “Exerço o meu papel e compromissos como vereador, sendo um legítimo representante do povo, sou membro do PMDB e vimos realizando uma forma diferente de fazer política. Estamos trabalhando não com críticas, mas com propostas que são do interesse da população”, ressalta Jair Porquinho.

Numa avaliação de suas atividades no Poder Legislativo, realizou dezenas de trabalhos em forma de Requerimentos Verbais, Indicações e Projetos de Lei para beneficiar o itatiaiense, tendo como principal meta lutar pela implementação de internet wi-fi gratuita, uma alternativa para moradores que tem dificuldade em pagar mensalidades de um serviço privado, efetuar pagamentos sem precisar de deslocamento, além do que, a informatização é um recurso que ajuda muito na Educação.

Também solicitou a instalação de câmeras de monitoramento nas principais vias de acesso de todo município, para proteger as famílias e aos inúmeros turistas que visitam a cidade. Muitas famílias de Itatiaia dependem do Turismo para seu sustento e notícias de violência amedrontam e afasta os turistas, prejudicando o trabalho.

Na eleição de 02 de outubro de 2016 foi candidato pelo PMDB e foi reeleito com 872 votos.

 

Fonte:

Comentários