Bem vindo, Quarta-Feira, 26 de Julho de 2017
Visitas desde 2013: 120020
Vereadores
Serviços
Imprensa
Nossa História

Câmara Municipal de Itatiaia

A instalação do município e a criação da Câmara Municipal de Itatiaia foram realizadas em 1º de junho de 1989, no Fórum de Resende, comandada pelo juiz da 21ª Zona Eleitoral, que deu posse aos primeiros vereadores de Itatiaia: Arestino Machado da Rosa, Benedito Santos Filho, Carlos Alberto Barros Soares, Jair Alexandre Gonçalves, Jorge Barbosa da Silva, Jorge Nunes de Andrade, José Renan Rodrigues, José Ricardo dos Santos e Dr. Walter Martins Moreira.

Membros do Primeiro Legislativo Itatiaiense acompanhado por alguns amigos e familiares, reunidos no Salão Paroquial da Igreja Matriz de São José, na promulgação da Lei Orgânica do Município de Itatiaia, em 1990

Minutos depois, através de votação presidida pelo vereador mais idoso, Dr. Walter Martins Moreira, elegeram a Mesa Diretora da Casa, por unanimidade: presidente: Jair Alexandre Gonçalves, vice-presidente: Jorge Nunes de Andrade; 1º secretário: José Renan Rodrigues e o 2º secretário: José Ricardo dos Santos.

Neste mesmo dia, o presidente da Câmara, Jair Alexandre Gonçalves, deu posse ao prefeito Luis Carlos Aquino e ao seu vice-prefeito João Paulo D’Oliveira, em Sessão Solene a céu aberto, no antigo Paço Municipal, onde hoje funciona o Fórum de Itatiaia, na Rua São José, no Centro de Itatiaia.

No primeiro mandato, além de criar a Lei Orgânica do Município e Regimento Interno da Câmara, os representantes do Legislativo aprovaram Projetos de Lei indispensáveis para a gestão municipal. As reuniões aconteciam no Salão Paroquial, da Igreja Matriz e sempre foram as terças e quintas feiras, a noite.   

Os primeiros funcionários da Câmara de Itatiaia foram: Elir de Araújo Motta, coronel Ivan Cavalcante, ex- vereador e presidente da Câmara de Resende, Seiko Okama, funcionário aposentado da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes e também a administradora, Márcia Peixoto que ainda trabalha na Câmara, até hoje. A implantação do Legislativo transcorreu de forma apropriada.  Alguns anos depois, a contabilista Denise Sampaio, se juntou ao grupo.

Em 05 de abril de 1990, foi inaugurada a segunda Sede do Legislativo Itatiaiense, em espaço cedido dentro do prédio da antiga Prefeitura, no Paço Municipal.
Inauguração da Sede da Câmara Municipal de Itatiaia no antigo prédio da Prefeitura Municipal de Itatiaia, em 1990, onde hoje funciona o Fórum

Com a construção do Hospital Municipal de Itatiaia, o local onde funcionava o pronto atendimento e maternidade, ficou vago. Assim, em 29 de maio de 1997, a Câmara transferiu-se para onde é hoje, sua atual Sede. Em homenagem, ao ex-vereador Dr. Walter Martins Moreira, que faleceu, o plenário foi inaugurado com seu nome.


Em 1997 a Sede da Câmara Municipal de Itatiaia foi transferida para a Avenida dos Expedicionários, local onde funcionava o pronto atendimento e maternidade do município

5720 Exibições
15:31:25